A adolescência nos coloca desafios constantes que exigem disponibilidade e competências específicas. As ações educativas, sociais e trabalhistas bem sucedidas no enfrentamento destes desafios estarão garantindo o desenvolvimento dos potenciais que esta fase da vida abriga. Por sua vez, a falta de investimento em projetos e programas adequado para essa faixa etária pode representar não apenas o desperdício deste potencial, mas sua exposição a situações de risco ao seu desenvolvimento físico, mental, emocional, social e comunitário.O ponto de partida para toda e qualquer ação educativa relativa à população juvenil remete ao resgate do adolescente enquanto sujeito transformador. Os jovens precisam encontrar espaços de participação na família, na escola e no mercado de trabalho para assumirem o protagonismo de sua história e de seu futuro na sociedade. Vale ressaltar aqui que é no acesso ao mundo do trabalho, com qualificação adequada, que o adolescente tem oportunidade de vivenciar experiências transformadoras de sua realidade e com isso adquirir subsídios para construir ou reconstruir seus projetos de vida.
Com as transformações estruturais significativas que permeiam as características atuais do mercado de trabalho, exigindo dos profissionais empenhos para promover transformações, flexibilidade e sensibilidade para adaptação às mudanças, os jovens necessitam de uma formação profissional de qualidade, que busque promover a aprendizagem de forma ampla que atinja diversos aspectos pessoais e sociais.
Este programa em atendimento as peculiaridades dos Programas de Aprendizagem e respeitando os pressupostos filosóficos, pedagógicos e sociais que orientam as ações do Centro Comunitário Semente da Vida, está organizado em torno de competências gerais, associadas a competências especificas relacionadas aos exercícios de certas profissões em diversos setores da vida econômica e social. Neste sentido a estruturação curricular deposita o foco no desenvolvimento de competências como consciência ambiental, postura ética profissional, capacidade para o trabalho em equipe, cuidados com a qualidade na prestação de serviço, etc., priorizando as exigências do trabalhador na atualidade, bem como a solidificação de princípios básicos ao exercício da cidadania.
Dessa forma os módulos do curso de cada programa, contemplam as competências básicas necessárias para o ingresso dos jovens ao mercado de trabalho, prevendo e criando situações que levem os participantes a aprender a pensar, a mobilizar, articular e colocar em ação os conhecimentos adquiridos.

